- Tribo News
- Posts
- #21 - ATALHOS NO GARMIN: a funcionalidade que todo mundo deve conhecer.
#21 - ATALHOS NO GARMIN: a funcionalidade que todo mundo deve conhecer.
Uma história real de adaptação, paciência e alguns botões apertados a mais.

Você já se acostumou tanto a um dispositivo que esqueceu como é começar do zero em outro?
Eu passei por isso quando dei uma pausa no uso do meu Apple Watch para usar o Garmin por conta dos treinos para triatlo, a partir de janeiro de 2024.
Foi exatamente isso que um amigo também passou, na semana passada, quando resolveu seguir o mesmo caminho obscuro: trocar o que já sabe mexer de olhos vendados por algo que nem sabe como liga e desliga.
Na teoria, começar a usar o Garmin era simples: ligar o relógio, escanear o QR Code para sincronizar com o aplicativo Garmin Connect e sair usando.
Mas é como diz aquele ditado: Na prática, a teoria é outra.
O que aconteceu foi um grande choque de realidade e uma curva de aprendizado (gigante) para ser iniciada.
O Garmin é incrível para quem treina, mas o caminho entre tirar o relógio da caixa e realmente dominar suas funções é bem mais longo do que parece, ainda mais se você resolver percorrer esse caminho por conta própria, na tentativa e erro.
E aí, quando esse meu amigo me mandou a mensagem abaixo, eu tive a seguinte ideia: criar uma série de conteúdos rápidos e práticos para ajudar quem acabou de comprar um Garmin a entender o básico.
“Rapaz que negócio difícil é de configurar esse relógio?! Tem que fazer um curso no SENAI é?”

Por mais que o Garmin seja um relógio voltado para quem busca performance e está com foco nos treinos, ele também pode ser seu aliado no dia a dia.
Hoje, começo esta série contando a minha primeira indignação ao passar do Apple Watch para o Garmin: não é possível que, para criar um alarme, eu tenha que apertar vários botões. Deve haver um caminho mais rápido.
No Apple Watch era tudo tão prático. Até por comando de voz eu posso criar um alarme…e foi aí que descobri os ATALHOS, o tema principal da 21ª edição da nossa TriboNews, a newsletter para quem curte tecnologia e esporte.
Conteúdo da 21ª edição:
Atalhos no Garmin: a funcionalidade que todo mundo deve conhecer.
O que aconteceu na TriboTT;
TriboTT & Você.
ATALHOS NO GARMIN: A funcionalidade que todo mundo deve conhecer.

Na semana passada, mais precisamente na quinta-feira, dia 09 de outubro, eu vendi um Garmin Forerunner 970 para um amigo que sempre usou Apple Watch, assim como eu. Quando entreguei o relógio a ele, disse apenas uma coisa:
Assim que você ligar o relógio, aparecerá um QR CODE na tela. Aponte a câmera do seu iPhone para esse QR CODE para sincronizar o relógio com o seu iPhone e todas as suas métricas e treinos apareçam no Garmin Connect.
Dito disso, não falei mais nada para ver como ele se sairia com o uso do Forerunner. Atualmente, ele só pedala e treina fortalecimento.
Na manhã do dia seguinte, sexta-feira, dia 10, recebi esta mensagem no meu WhatsApp:

No áudio ele falou o seguinte, em resumo: “Rapaz que negócio difícil é de configurar esse relógio?! Tem que fazer um curso no SENAI é?”
Essa foi a mesma sensação que eu tive ao passar a usar o Garmin por conta dos treinos para triatlo, já que o Apple Watch, que tenho desde o primeiro modelo, é o que eu sempre estive acostumado.
Na mesma hora, tive uma ideia: e se eu criar uma série de conteúdos rápidos e práticos sobre o uso do Garmin no dia a dia? O objetivo é conversarmos não só sobre o uso nos treinos, mas também na rotina diária, pois nem todo mundo pode manter dois relógios (Garmin e Apple Watch), e também não é recomendado.
Falo que não é recomendado porque você vai dividir as suas métricas de saúde em dois dispositivos e aí não fica legal, a não ser que você não ligue para isso, aí está tudo bem.
Então, para começar essa nossa série “Comprei um Garmin e agora?”, eu vou compartilhar a primeira grande dificuldade que tive ao passar a usar o Garmin em vez do Apple Watch:
Criar alarmes e contagens regressivas. Isso mesmo! Vou explicar…
POR QUE LOGO O ALARME?

Eu sempre dormi de relógio porque curto demais ter o monitoramento do sono. Acho massa acordar e ver os dados de como foi o sono, como está o VFC, o batimento em repouso e assim por diante.
Como treino todos os dias logo cedo, por volta das 05h30, quem sempre me acorda é o alarme do relógio e foi aí que surgiu a primeira dificuldade:
No Apple Watch, para criar um alarme é muito prático e rápido: basta tocar no aplicativo Relógio e criar ou usar comando de voz.
No Garmin, um caminho de rato sem fim. Era preciso apertar e segurar o botão UP, localizado no centro esquerdo do relógio, depois acessar Relógios, Alarmes e assim criar o alarme.
Para quem já estava acostumado a criar alarme com dois toques ou por comandos de voz durante anos, essa forma do Garmin, para mim, não era nada prática.
Pesquisei por uma solução e aí descobri que é possível criar atalhos nos botões do relógio. Confesso que essa foi uma descoberta e tanto.
Na mesma hora, o que foi que eu fiz? Criei um atalho para apertar e segurar um botão e já ir direto para os alarmes, como um passe de mágica. Depois disso, pensei que a minha adaptação com o Garmin estava começando a ficar mais fácil.
A DESCOBERTA DO ATALHO

Eu falei acima sobre criar um atalho para acessar o alarme, mas você pode criar um atalho para acessar rapidamente qualquer outra função que você queira. Vamos para o passo a passo.
Aperte e segure no botão UP, que é o que fica no centro esquerdo do relógio. Quando aparecerem as opções, deslize para baixo até acessar as configurações do relógio. Procure por Sistema e toque nessa opção. Depois, procure por Atalhos.

Agora que você achou o local mágico da agilidade para acessar algumas configurações práticas do relógio, configure do seu jeito, mas aqui vai o exemplo do que fiz com o alarme.
Toquei em “Pressione START” e escolhi Despertador. O que isso significa? Quando eu pressionar e segurar o botão START, o alarme será aberto.

Ou seja, um único botão agora com duas utilidades: se eu pressionar rapidamente, abre a relação das atividades. Se eu pressionar e segurar, abre o alarme. Excelente! Era isso que eu queira. O primeiro problema para acessar os alarmes rapidamente já foi resolvido.
E PARA QUE O TEMPORIZADOR?
Agora vem a história do Temporizador. Para que uma pessoa precisaria criar um temporizador com tanta frequência a tal ponto de não ter paciência de seguir o caminho tradicional (e longo)?
Eu só tiro o relógio do braço para duas coisas: tomar banho e colocar para carregar a bateria. Então, tudo o que eu puder tirar de utilidade dele em vez de ter que pegar o iPhone, eu vou querer saber!
O temporizador é algo que uso bastante porque quando vou treinar, coloco o pão no forno para comer com geleia e aí configuro uma contagem regressiva de 3 minutos para esquentar o pão. Vou colocar uma água para ferver e fazer um café, configuro uma contagem regressiva de 5 minutos e assim por diante.
Como eu achei a solução para o problema do alarme, então o problema do temporizador já estava meio caminho resolvido. Faltava somente escolher qual atalho que me daria acesso rápido ao temporizador.
E aqui só para reforçar mais uma vez: o meu uso foi para o alarme e para o temporizador. Passe o olho em todos os atalhos disponíveis e configure com a função ou as funções que forem mais uteis para você.
Voltando… Fiz todo aquele caminho do passo a passo para acessar os atalhos e aí escolher Pressionar BACK e coloque o Temporizador.

Nesse momento, um novo relacionamento com o Garmin foi criado. Vi que ele não é só um “sportwatch”. Dá para usá-lo como um “smartwatch” também, mesmo que de forma bem mais limitada quando comparado com o Apple Watch, que inclusive essa conversa vai ficar para uma outra edição da nossa TriboNews.
Aqui vai então a tarefa que você tem para fazer hoje: acessar os atalhos do seu relógio e configurar pelo menos duas combinações também. As minhas foram Pressionar START para Alarmes e Pressionar BACK para Temporizador.
E as suas combinações dos Atalhos, quais vão ser?
O que aconteceu na TriboTT?
Curiosidades da Tribo - O que significa GNSS?
Já viu essa sigla nos satélites da Corrida ou do Ciclismo aí do seu relógio mas não faz ideia do que significa e para que serve? Vamos desvendar esse mistério agora mesmo.
Papo Du Cafezinho: Fênix 8, muito melhor do que o Forerunner 970?
Já que o Forerunner 970 herdou tantas funções do Fênix 8 que passou a ser chamado de “Fênix de plástico”, saiba as diferenças entre esses dois relógios.
Reels: Corra com o seu “Parceiro Virtual”
Fazer um treino de corrida longo e com um ritmo contínuo pode ser algo bem monótono, mas aqui está a solução para deixar o seu treino mais animado: crie um parceiro virtual e vá correr com ele. Aqui está a minha experiência correndo com o meu “novo amigo” (risos).
Chaaama!!!
Eduardo Dantas
TriboTT - Tecnologia aliada ao esporte
O que você achou desta edição da Tribo News?Avalie aqui abaixo: |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
TriboTT & Você
1️⃣ Tem algum conteúdo que você gostaria de ver aqui na TriboTT?
2️⃣ Quer gravar um vídeo falando sobre algo que envolva tecnologia e esporte para postar em collab com a TriboTT?
3️⃣ Tem algum evento, produto ou marca que gostaria de divulgar na TriboTT?
Responda este e-mail para que possamos conversar! 🫡🚀



Reply