- Tribo News
- Posts
- #30 - As melhores compras que fiz em 2025
#30 - As melhores compras que fiz em 2025
De óculos inteligentes a tênis de rodagem: os produtos que mais fizeram diferença nos meus treinos e provas este ano.
Semana passada, eu gravei um reels que publiquei no Instagram falando de dicas de presentes de Natal para qualquer atleta amador, assim como a gente (corredor, ciclista ou triatleta).
Até pensei em seguir o mesmo tema aqui nessa nossa 30ª edição da TriboNews, mas depois desisti. Resolvi fazer diferente.
Em vez de compartilhar os produtos que seriam bacanas para dar de presente de Natal, vou compartilhar as melhores compras que fiz ao longo desse ano. Produtos estes que estão relacionados de alguma forma com o esporte.
Se por acaso você também quiser compartilhar algum produto que comprou e achou que valeu super a pena a compra, compartilhe comigo. Quero muito saber!
Então, vamos para a lista?
Conteúdo da 30ª edição:
As melhores compras que fiz em 2025;
O que aconteceu na TriboTT;
Cupons da TriboTT.
A lista das melhores compras de 2025
Oakley Meta Vanguard

Esse foi, sem exagero, um dos produtos mais diferentes e legais que eu usei em 2025. Os Oakley Meta Vanguard são óculos inteligentes desenvolvidos em parceria com a Meta, mas com três detalhes que muda tudo para quem pratica esporte:
Câmera: Esses óculos possuem uma câmera no centro da lente que é capaz de tirar foto e filmar enquanto a gente corre ou pedala.
Alto-falante: Você pode escutar música sem cancelar o som ambiente para ficar ciente do que está ao seu redor.
Microfone: É possível dar comandos de voz para ele tirar foto, gravar vídeo, além de registrar o áudio da gravação e poder também atender uma ligação.
Minha experiência no ciclismo
Aqui eles são praticamente perfeitos. Dá para gravar trechos de treino, falar enquanto pedala, registrar uma subida, uma estrada bonita ou até um perrengue e o áudio continua limpo mesmo com vento (ponto extremamente positivo).
Você não precisa tirar a mão do guidão, pegar o celular do bolso da jersey e não precisa parar o treino ou pensar em ângulo de câmera, já que para onde você olhar é o que será filmado (outro ponto extremamente positivo).
Minha experiência na corrida
Eles são um pouco mais pesados que um óculos comum, mas surpreendem na estabilidade. Não balançam no rosto, não escorregam e ficam mais firmes no rosto do que o Ray-Ban Meta, por exemplo.
Aqui está um vídeo que já publiquei no YouTube falando do Oakley Meta Vanguard, caso queira saber mais detalhes sobre esses óculos.
Se quiser comprar um aqui no Brasil, aqui está um link para você analisar.
Câmera de ação: Insta360 GO 3S

A Insta360 GO 3S entrou na lista porque ela cobre exatamente as situações onde os óculos não funcionam. Ela é pequena, leve e bem prática. Dá para prender na aba do boné, usar com ímã por dentro da camiseta ou em qualquer metal, como os aparelhos da academia por exemplo, ou até fixar em qualquer suporte para câmera de ação.
Quando ela é melhor do que os óculos?
Quando você simplesmente não quiser usar o Vanguard ou caso não queira gastar tanto em um óculos desse tipo, já que ele custa $499 nos Estados Unidos e R$ 4.500 em média, aqui no Brasil.
Essa câmera também pode ser usada nos treinos começando na madrugada ou finalizando com o pôr do sol, quando o Vanguard não vai ser o ideal já que ele possui somente a opção com as lentes escuras.
Outro cenário clássico é quando você quiser menos peso no rosto ou mais discrição. A GO 3S passa despercebida. Além disso, ela grava tanto na horizontal quanto na vertical, o que facilita muito para quem cria conteúdo para redes sociais, enquanto o Vanguard grava apenas na vertical.
Tênis de rodagem: Nike Vomero 18

Eu sempre usei para rodagem o Asics NovaBlast 3. Inclusive, quando o meu primeiro estragou, eu comprei outro NovaBlast 3. Só que quando o segundo estragou, resolvi mudar e partir para a Nike.
Escolhi o Vomero 18, que era um tênis que eu já vinha paquerando há um tempo e, como ele é aquele tênis para "correr de boa", feito para longão, rodagem, ou um treino sem se preocupar muito com o pace, peguei um para mim.
Mas aqui tenho que admitir uma coisa: eu tinha receio do conforto dele ser demais e a responsividade ser de menos. Ainda bem que não foi o que aconteceu.

Ele é confortável, fato! Dá para correr relaxado sem a sensação de estar afundando a cada passada (esse era o meu maior receio).
Então, se você faz treinos longos ou quer um tênis para encaixar nos dias de recuperação ativa, aqui está um tênis que cumpre exatamente o papel que promete. Estou curtindo demais!
Óculos de natação: TheMagic5

Aqui está uma grande descoberta que fiz ano passado, mas como comprei um novo modelo esse ano, e não poderia deixar de falar desses óculos de natação que são feitos sob medida. Algo que eu nunca tinha visto antes.
Quando comecei a treinar natação, eu tinha dois problemas: O primeiro era conseguir nadar 50 metros na piscina sem cansar e o segundo era fazer essa mesma distância sem que os óculos enchessem de água.
Conseguir um óculos de natação que vedasse completamente era algo impossível até eu descobrir os óculos de sucção. São maiores, criam mais arrasto na água e deixam uma enorme marca na testa após o uso, por causa da sucção. Pelo menos não entrava água.
Então, em um belo dia assistindo uma prova de Ironman no YouTube, vi que um dos patrocinadores era a TheMagic5. Uma empresa de óculos de natação que tem Frödeno como garoto propaganda.
Quando fui pesquisar sobre, vi que eram óculos de natação feitos sob medida, através de um scanner no rosto feito pelo Face ID do iPhone. Nesse momento, enxerguei uma luz no fim do túnel (e deu super certo!).

Comprei um e não via a hora de usar. Como eu tinha uma viagem marcada para os Estados Unidos (só vende lá), mandei entregar no hotel. O encaixe ficou bem preciso e o mais legal é que você não precisa fazer pressão nos olhos para ele vedar. São bem confortáveis.
Se você nada com frequência e sempre sofre com esses problemas de entrar água ou da pressão dos óculos no rosto, vale muito a pena comprar um TheMagic5. Só lembre de que tem que comprar com antecedência porque os óculos serão produzidos após a compra.
Aqui está o site dos óculos TheMagic5 para você conhecer mais sobre.
Boné Run Track&Field

Eu não sei se você curte correr de boné, mas, para mim, aqui está um item obrigatório para quem treina corrida, porque além de proteger do sol, ele também tem a função de reter o máximo possível do suor que iria parar nos olhos. E foi por essa segunda utilidade que eu curti bastante esse boné da "Track".
Na parte interna, ele tem um tecido ao redor da testa que absorve bem o suor, além de ser bem leve e respirável. Se eu não estiver com esse boné nos meus treinos de corrida, então é porque ele está lavando.
Ah, tem uma outra coisa que achei bem legal que ele tem, que é o velcro de ajuste refletivo. Para quem começa a correr de madrugada ou treina à noite, termina virando, também, um item de proteção.
Short de compressão para corrida

Seguindo ainda a nossa conversa sobre corrida, aqui está mais um item que me ajudou bastante, apesar de ser uma compra recente. Vou te explicar!
Sempre que eu saio para correr, gosto de levar o celular para o caso de alguma necessidade, seja de urgência, seja para fazer uma "magazinagem" (hahaha). E para resolver esse problema eu tinha duas soluções.
Ou usar uma pochete de corrida, daquelas que a gente coloca gel dentro, só que eu colocava o celular, para não ficar balançando no bolso quando eu uso os shorts normais, ou então usar em um dos dois bolsos do short de compressão.
Só que quando eu vou fazer um treino longo, aí voltava a usar a pochete de corrida para levar o celular e assim ele não ficar no bolso misturado com garrafinha, gel ou chave do carro.
Diante desse problema e ciente da minha vontade de resolvê-lo, minha esposa me deu um short de compressão de presente de aniversário (23/11), da marca La Vie. Uma marca que só fazia roupa para mulheres, mas que agora entrou também no universo masculino.
O segredo desse short? Além dos bolsos laterais para gel ou garrafinha, ele tem um compartimento traseiro para o celular. O telefone fica preso, sem balançar.

Eu achei isso simplesmente espetacular e me ajudou demais nos treinos, já que eu não preciso mais correr com uma pochete ou usar um porta-número com aquelas bolsinhas. Se você também passa pelo mesmo problema que eu passei, fica a dica:
Protetor solar facial
Quem me conhece sabe o quanto que eu costumo caprichar (para não dizer exagerar) no protetor solar de rosto. O sol aqui em Aracaju não é brincadeira e a gente não pode vacilar porque depois que manchar o rosto, já era.
Então tenha em mente que quem treina ao ar livre, não pode ver o protetor solar como luxo, mas sim como um item obrigatório. E eu vou te dizer uma coisa: Eu já testei vários protetores de rosto.
Esse ano com certeza foi o ano em que eu bati o martelo nas marcas que me dei melhor: Ozü, Brazinco e Pink Cheeks. Aqui vai a minha avaliação sobre cada um desses três que são os melhores, na minha opinião.
Brazinco

O Brazinco é o melhor custo-benefício. A base dele é bem forte e protege também. É um protetor solar que foi feito para surfista. Então daí você já tira como ele é bom. Se foi feito para um público que vive no sol e na água salgada, não tem como dar errado para a gente que, em regra, só vive no sol.
Aproveitando, se você mora em Aracaju, eu conversei com a única farmácia que achei em Aracaju vendendo, que é a Farmácia Viver Bem. Caso tenha interesse, entre em contato com eles no Instagram, fale o nosso cupom "ESDANTAS" e ganhe 10% e entrega grátis na porta da sua casa. (Top, hein?). O que eu uso é o de cor "bege médio".
Já se você não for de Aracaju e quiser comprar online, vende no Mercado Livre também. Aqui está o link:
O Ozü é o mais caro de todos e, na minha opinião, é bem similar ao Brazinco. Eu só acho ele um pouco mais difícil de tirar e também um pouco mais seco. Quando você acorda cedo para treinar e passa uma água no rosto, tem que passar bastante dele para pegar uma boa consistência.
Já o Pink Cheeks é o mais famoso de todos e que já vi patrocinando várias provas como o L'Étape, salvo engano. Ele é muito bom, só que eu acho ele menos consistente do que os outros dois. De todos os três, ele é o que sai com mais facilidade caso você prefira assim.
Creme antiatrito: Solifes

Nesse tópico aqui eu preciso fazer uma confissão, que na verdade é um enigma que até hoje não consegui resolver. Sempre que pedalo com a bike de triatlo, minha virilha assa e se eu não cuidar, queima, faz bolha e termina incomodando bastante.
Se eu pedalar de speed, não tem problema algum. Mas se for na bike de TT, não tem jeito. Mas também tenho que admitir que já foi pior. Hoje em dia deu uma melhorada boa, mas ainda assim, passou de duas horas de treino, começa a arder.
Depois de testar vários tipos de antiatrito, esse aqui foi o que amenizou mais todo o atrito da virilha com o selim, por conta do sobe e desce da perna. Usei essa marca (Solifes) três semanas antes do 70.3 Aracaju e deu uma aliviada boa.
Não sei como está o seu caso aí, mas se por acaso a sua virilha também assa em alguns momentos nos pedais mais longos, vale experimentar esse aqui.
Garmin Fênix 8
Já falei aqui algumas vezes que eu sempre fui o cara do "Apple Watch" e que não trocaria por nada, muito menos por um Garmin que não tem tantos recursos de uso para o dia a dia.
Mas quando comecei a treinar para o triatlo, não deu para seguir com o Apple Watch nos treinos de corrida e, principalmente, de natação. Fui "obrigado" a comprar um Garmin para poder seguir os treinos estruturados.
Comecei com o Forerunner 265, depois fui para o 965 e, esse ano, resolvi fazer um belo de um upgrade, que foi pegar o Fênix 8. Até pensei bastante no Forerunner 970 antes, mas fui para o Fênix e por um único motivo: A aparência.
O Fênix tem uma aparência mais premium e aí, para quem fica com o relógio o dia todo, seja para trabalhar, treinar, dormir ou fazer qualquer outra coisa, o Fênix dá "upgrade" no look, se é que posso falar assim…
O Forerunner 970 tem quase todas as funções que o Fênix 8 tem, tanto que ele é considerado o Fênix de plástico. Pois é, de plástico. Esse é o problema. Eu queria algo que ficasse mais arrumado.
Vou compartilhar aqui com você um vídeo que fiz explicando rapidamente as diferenças entre o Forerunner 970 e o Fênix 8, para ver que são basicamente a mesma coisa, em termos de funções.
Estou curtindo demais, apesar de ficar alternando o uso entre o Fênix 8 e o Apple Watch Ultra 2. Fico com o Apple Watch por conta de todos os dados de saúde que ele coleta, sendo bem mais completo nessa parte, como inclusive já expliquei isso no vídeo abaixo:
Agora se você estiver nesse mesmo dilema em que eu estive, entre o Forerunner 970 e o Fênix 8, deixe eu te falar uma coisa:
Caso opte pelo Fênix 8, evite ao máximo o modelo de aço inoxidável. Ele é bem mais pesado e o vidro não é de safira. Sei que a parte financeira contará muito mas o modelo de titânio é a melhor escolha disparadamente e lembre-se que esse é um tipo de relógio que a gente fica facilmente por mais de 5 anos.
Qual a sua melhor compra desse ano?
Essa aí é minha lista com as melhores compras desse ano para o esporte. Espero que algum ou alguns desses itens possam ser úteis para você também e agora deixe eu te perguntar:
Qual foi a sua melhor compra desse ano para o esporte? Me responda esse e-mail compartilhando pelo menos um item. Quero muito saber porque vai que me ajuda também.
O que aconteceu na TriboTT?
Novo aplicativo do grupo "Strava" para mobilidade e recovery
Dicas de presentes para triatleta de até R$ 200
Como fechar os círculos do Apple Watch usando um Garmin
Chaaama!!!
Eduardo Dantas
TriboTT - Tecnologia aliada ao esporte
O que você achou desta edição da Tribo News?Avalie aqui abaixo: |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Cupons da TriboTT
Minimal Club - Marca de roupas com essência minimalista, feita para quem valoriza conforto e rotina com sentido. 🏷️ESDANTAS (7%)
Use iQ - Vestuário de ciclismo e triatlo. 🏷️ EDUDANTASIQUE (12%)
Foco Radical - Fotos e vídeos de treinos e provas pelo Brasil. 🏷️ ESDANTAS (10%)
Patrocine a TriboTT
Tem algum evento, produto ou marca que gostaria de divulgar na TriboTT? Responda este e-mail e vamos conversar. 🤝














Reply